• PASSA

HORA DO DETOX! COMO FAZER


Quem exagerou nos últimos dias sabe que o corpo passou o final de ano chorando de tanto se entupir. Por isso, tradicionalmente, o começo do ano é o período mais motivador para fazer uma boa faxina no organismo e nesse post você vai aprender como fazer detox e começar o ano mais leve.

Desde que o livro da Andrea Henrique chegou na minha vida o começo do ano é sempre hora de fazer detox alimentar.

"Detox" foi lançado pela editora Alfalivros em 2013 e pra mim é o livro mais completo e prático sobre como fazer um bom detox. São sete dias para mudar a sua relação com o seu corpo e a alimentação, entender os ciclos orgânicos e ajudar o corpo na árdua tarefa de se desintoxicar.



POR QUE FAZER DETOX?


O nosso corpo se desintoxica diariamente e o propósito de fazer um detox "extra" é fazer uma dieta sem produtos químicos, sem corantes, sem conservantes, para ajudar o corpo nessa faxina diária. Nosso corpo é uma máquina incrível, por isso não faça detox o tempo todo, o faça só quando sentir que precisa, ok?


REGRAS IMPORTANTES DO DETOX PARA RESPEITAR OS CICLOS ORGÂNICOS


Comer a cada três horas, ingerir 70% dos alimentos crus e combinar os alimentos corretamente evita fermentação e respeita os ciclos orgânicos do seu corpo.

CICLO DE ELIMINAÇÃO (4h às 12h)

Naturalmente o nosso corpo passa a manhã num processo de eliminação. Você vai perceber que as idas ao banheiro pela manhã são bem mais frequentes do que em qualquer outro período.

CICLO DE INGESTÃO (12h às 20h)

Depois do meio-dia começa o ciclo para receber nutrientes no corpo. Aqui fica maior a ingestão de grãos, saladas, frutas e legumes.

CICLO DE ASSIMILAÇÃO (20h às 4h)

Nesse momento, o corpo está se restaurando e assimilando tudo o que foi ingerido. Uma das coisas mais importantes do detox é DORMIR e por isso você precisa respeitar ao máximo os seus horários de sono.


HORÁRIOS


Vamos começar o dia com suco verde. Uma hora depois do suco vem fruta com granola, três horas depois vem o almoço, mais três horas será o café da tarde, depois um fruta in natura e com mais três horas o jantar. O Exemplo da Andreia fica assim:

8h Suco verde

9h Fruta com granola

12h Almoço

15h Lanche

18h Fruta in natura

21h Jantar

Exceções: Se você acorda muito cedo, adicione uma refeição (café da manhã). Se você pratica exercícios, acrescente 100g de batata doce ou inhame no café da manhã.


ALIMENTOS PROIBIDOS NO DETOX


A proibição existe porque todos esses alimentos listados a baixo prejudicam a digestão em algum momento:

Qualquer proteína animal (carnes)

Glúten

Lactose

Produtos industrializados

Cafeína

BAIXAR CARDÁPIO E LISTA DE SUPERMERCADO!


Montei o cardápio do livro e a lista de supermercado para você baixar e começar. As receitas completas estão no livro e você pode comprar AQUI.



E essa não será a única faxina que faremos. No dia 8 estreia uma série no canal: CASA MINIMALISTA. Serão 21 dias para colocar a casa num ritmo mais lento de consumo e melhorar nossa relação com esse espaço que a gente chama de lar.

Se inscreva no canal e assine as notificações!



1 comentário

Passa no nosso Insta!

CONTATO

 

falecom@passa.com.br

 

PASSA EM CASA NO SEU E-MAIL!

©2020 por PASSA.